Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.

Autores

  • Mariana Franco Ribeiro de Oliveira Universidade Positivo http://orcid.org/0000-0002-8231-7727
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdades Pequeno Príncipe
  • Milena Binhame Albini Martini Universidade Positivo
  • Márcio José de Almeida Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p9

Palavras-chave:

Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação Educacional

Resumo

O estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.

 

Biografia do Autor

Mariana Franco Ribeiro de Oliveira, Universidade Positivo

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Tem Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialização em preceptoria de Residência Médica, pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2017). Mestre em Ciências de Educação em Saúde (2019). Atualmente é Professora da graduação em Medicina, na disciplina de Internato em Medicina de Família e Comunidade e na disciplina Saúde Coletiva I, da Universidade Positivo e Médica de Família e Comunidade no setor suplementar; coordena o Projeto de Extensão: Saúde e Marginalização Social - expandindo perspectivas. Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde da família, Educação em Saúde, saúde e Marginalização Social.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

1.
de Oliveira MFR, Zagonel IPS, Martini MBA, de Almeida MJ. Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina. Espac. Saude [Internet]. 20º de maio de 2019 [citado 29º de março de 2024];20(1):9-18. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/645

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)