UTILIZAÇÃO DA AUTÓPSIA VERBAL NA RECODIFICAÇÃO DE CAUSA BÁSICA DE ÓBITO

Autores

  • Adalvane Nobres Damaceno Universidade Federal de Santa Maria
  • Danieli Bandeira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Luciane Silva Ramos Universidade Federal de Pelotas.
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p18

Palavras-chave:

Vigilância Epidemiológica, Saúde Pública, Classificação Internacional de Doenças, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

INTRODUÇÃO: O conhecimento sobre causas de morte provenientes das estatísticas de saúde são de importância fundamental, pois fornecem subsídios para analisar a situação de saúde das populações e para planejamento, monitoramento e a avaliação em saúde. OBJETIVO: Investigar as mortes por causas mal definidas e sem assistência notificadas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). MÉTODO: Aplicação do instrumento da Autópsia Verbal na investigação dos óbitos por causas mal definidas/sem assistência, informados no Sistema de Informação sobre Mortalidade no ano de 2011, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. RESULTADOS: Dos 645 óbitos ocorridos no município em 2011 o capítulo das causas mal definidas/sem assistência representou 36,3% (n=234). CONCLUSÃO: Verificou-se a predominância de óbitos após investigação de Doenças do Aparelho Circulatório e Neoplasias, dessa forma contribui-se para a alteração do Sistema de Informação em Saúde do município.

Biografia do Autor

Adalvane Nobres Damaceno, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro graduado pela na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM) Integra o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem na Linha de Pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, cursa Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Exerceu atividades como bolsista de Iniciação Científica (PET-Saúde) e Bolsista Assistencial na Unidade Psiquiátrica Paulo Guedes do Hospital Universitário de Santa Maria (UPG-HUSM). Trabalha nas seguintes temáticas: Gestão em Saúde (organização do processo de trabalho, relacionamento interpessoal, dimensionamento de pessoal, educação permanente do trabalhador, comunicação e gerenciamento de conflitos, acolhimento e humanização da assistência de enfermagem), Avaliação de Sistemas de Saúde

Danieli Bandeira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES. Especialista em Gestão e Atenção de Sistema Público de Saúde, ênfase em Vigilância em Saúde pela UFSM (2014). Especialista em Gestão Púbica em Saúde pela UFSM (2014). Graduada pela UFSM (2011). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva - GEPESC, ênfase na linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem, na UFSM. Possui experiência com as temáticas gestão em saúde, vigilância em saúde e tanatologia.

Luciane Silva Ramos, Universidade Federal de Pelotas.

Enfermeira. Mestre. Responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Professora, Tutora de Campo e de Núcleo do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde- Ênfase, Atenção Básica/ESF da UFSM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGENF/UFSM. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

1.
Damaceno AN, Bandeira D, Ramos LS, Weiller TH. UTILIZAÇÃO DA AUTÓPSIA VERBAL NA RECODIFICAÇÃO DE CAUSA BÁSICA DE ÓBITO. Espac. Saude [Internet]. 30º de março de 2015 [citado 26º de abril de 2024];16(1):18-30. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/414

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)