Programa pesquisa para o SUS(PPSUS): contribuições para a ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Paraná

Autores

  • Erica Ell MS
  • Cremildo João Batista MS
  • José Eloy dos Santos Junior MS
  • Augusto Barbosa Junior MS
  • Nínive Aguiar Colonello Frattini MS
  • Camile Giaretta Sachetti MS
  • Márcio José de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p65

Resumo

O Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde para promover o desenvolvimento científico e tecnológico de cada Unidade Federativa brasileira. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais indicadores gerenciais e a aplicabilidade para o SUS dos resultados das pesquisas financiadas pelo PPSUS no estado do Paraná. Foram analisados dados de 2004 a 2013 disponíveis na plataforma Pesquisa Saúde do Decit/SCTIE/MS. Os dados quantitativos foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas e medidas de tendência central. Os dados qualitativos relativos à aplicabilidade dos resultados para o SUS foram categorizados, descritos e analisados seguindo o método proposto por Minayo para análise de conteúdo. O Paraná participou de cinco edições do PPSUS com 246 projetos financiados, envolvendo R$ 16.095.000,00 em recursos financeiros. As temáticas de pesquisa mais frequentes estavam relacionadas às doenças não transmissíveis (19,84%) e transmissíveis (18,62%). As pesquisas financiadas concentraram-se em Curitiba, Londrina e Maringá. A aplicabilidade dos resultados das pesquisas no SUS focou a possibilidade de disponibilizar propostas alternativas e/ou melhorias para o apoio terapêutico na assistência à saúde, gerar conhecimento para compreender o processo saúde-doença e subsidiar a formulação das políticas/programas/estratégias e a tomada de decisão. O aumento do aporte de recursos financeiros e do número de projetos de pesquisa financiados indicam a ampliação do Programa no estado e os resultados dos estudos apresentam potencial para contribuir para diversas esferas do setor saúde, da assistência à gestão. 

Biografia do Autor

Erica Ell, MS

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde. Coordenação do PPSUS/ Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

Cremildo João Batista, MS

Doutor em Saúde Pública. Assessor Técnico do PPSUS no Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

José Eloy dos Santos Junior, MS

Pós-doutorado em Ecoepidemiologia. Doutor em Ciências da Saúde pela CPqRR. Assessor Técnico do PPSUS no Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

Augusto Barbosa Junior, MS

Pós-doutorado em Psicobiologia pela FFCLRP/USP. Doutorado e Mestrado em Fisiologia pela FMRP/USP. Assessor Técnico do PPSUS no Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

Nínive Aguiar Colonello Frattini, MS

Doutora em Ciências pela USP. Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS)

Camile Giaretta Sachetti, MS

Mestre em Ciências da Saúde da UNB. Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde. Diretora Substituta do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS).

Márcio José de Almeida

Médico. Mestre em Medicina Social. Doutor em Saúde Pública. Professor aposentado do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor ativo do curso de Medicina da Faculdades de Medicina Pequeno Príncipe. Diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP-CFRH). Ex-dirigente do CEBES e da Rede UNIDA.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Ell E, Batista CJ, Junior JE dos S, Junior AB, Frattini NAC, Sachetti CG, Almeida MJ de. Programa pesquisa para o SUS(PPSUS): contribuições para a ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 20º de abril de 2024];17(1):65-74. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/370

Edição

Seção

Artigos