O ensino da gestão em saúde nos cursos de Enfermagem e Medicina.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p62Palavras-chave:
Ensino. Gestão em Saúde. Medicina. Ensino em Enfermagem.Resumo
O objetivo da pesquisa foi desvelar o conhecimento de coordenadores e discentes de graduação sobre a relevância da temática gestão em saúde na formação em Enfermagem e Medicina. Utilizou-se método exploratório-descritivo, analítico, com abordagem mista. Participaram 5 coordenadores e 116 estudantes dos cursos estudados. Realizou-se em três fases: coleta e análise das informações avaliando-se e investigando-se documentalmente os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e Matrizes Curriculares (MC), buscando-se conteúdos da gestão. Entrevista semiestruturada com coordenadores analisando-se conhecimentos da gestão. Questionário com escala Likert para estudantes, avaliando-se o aprendizado na gestão. Os resultados demonstram que: PPC e MC seguem a legislação, coordenadores possuem pouca percepção e experiência, não tem o conhecimento dos conteúdos em gestão. Estudantes não estão preparados para atuarem na gestão. Conclui-se: PPC e MC devem ser integrados, com aplicação de metodologias ativas nos processos de ensino em gestão da saúde
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 dos Autores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).