O Pró-Saúde e o PET-Saúde como ferramentas transformadoras do ensino em saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Quitéria Lívia Muniz Mira
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Federal do Ceará –UFC
  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Antonia Juliana Muniz Mira Hospital Copa Star-Rede Dor São Luiz

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p97

Palavras-chave:

Política de Saúde. Integridade cientifica. Educação Superior. Sistema Único de Saúde.

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foi realizado um levantamento de estudos junto às bases de dados eletrônicas da CAPES e da biblioteca digital de teses e dissertações da UFC, cujo objetivo é identificar e caracterizar as produções científicas derivadas do Pró-Saúde e do PET-Saúde no Brasil. A análise dos resultados dos 15 estudos selecionados foi realizada de forma descritiva, sendo dividida em dois subitens, com a finalidade de caracterizar as publicações, sendo eles: perfil das publicações e as categorias encontradas com maior relevância. Assim, a partir dos achados constata-se que após a implementação desses programas, mudanças significativas vêm sendo induzidas na perspectiva da reorientação da formação profissional em saúde. Apesar, da existência de algumas limitações e fragilidades no processo de implementação dos programas, que se constituem como desafios a serem enfrentados para o alcance efetivo de mudanças no ensino na área da saúde.

Biografia do Autor

Quitéria Lívia Muniz Mira

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará-UFC/Campus Sobral. Docente de Enfermagem no Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC. Docente de Gerência em Saúde na Universidade Estadual do Ceará (UECE) - MEDIOTEC.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará – UFC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA nos cursos de Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde da Família - RENASF/UVA. Docente do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará-UFC/Campus Sobral.

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Federal do Ceará –UFC

Enfermeira. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará –UFC/Campus Sobral.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Federal do Ceará-UFC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA nos cursos de Enfermagem e no Mestrado Profissional em Saúde da Família - RENASF/UVA. Docente do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará-UFC/Campus Sobral.

Roberta Cavalcante Muniz Lira, Universidade Federal do Ceará-UFC

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/Universidade de São Paulo-USP. Docente do Curso de Medicina e do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará-UFC/Campus Sobral.

Antonia Juliana Muniz Mira, Hospital Copa Star-Rede Dor São Luiz

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Intensivista pela UERJ e em Gestão da Qualidade em Saúde no Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Enfermeira Intensivista no Hospital Copa Star-Rede Dor São Luiz.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Mira QLM, Vasconcelos MIO, Cavalcante ASP, Oliveira EN, Lira RCM, Mira AJM. O Pró-Saúde e o PET-Saúde como ferramentas transformadoras do ensino em saúde: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];19(2):97-107. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/593

Edição

Seção

Revisões