REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO E A SOCIEDADE NO BRASIL

Autores

  • Adriana Silva Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Bárbara Cabral de Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Gleyton Gomes Porto Clínica Saúde Integrada.
  • Eduardo Nagib Boery UESB
  • Zenilda Nogueira Sales UESB
  • Cezar Augusto Casotti UESB

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p5

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Governo Estadual, Saúde Pública, Política Social.

Resumo

A relação existente entre Estado, educação, saúde e sociedade no Brasil é bastante complexa, imbricada e carrega os ranços da colonização/exploração deste país. O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre a saúde e a educação a partir de suas relações com o Estado e a sociedade no Brasil através do resgate de alguns acontecimentos importantes para a história da saúde, da educação e para a formação do Estado e da sociedade deste país. A metodologia do estudo consistiu na realização de uma reflexão a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library On Line) e também na página do Ministério da Educação (MEC). A reflexão realizada indica que é necessário mudar a forma como a relação Estado, educação, saúde e sociedade se dá no Brasil, de modo a efetivar o compromisso do Estado com a qualidade da educação e da saúde da população, bem como fortalecer a participação da sociedade nas políticas públicas sociais.

Biografia do Autor

Adriana Silva Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Bióloga, especialista em metodologia do ensino superior e mestre em Enfermagem e Saúde. Secretária do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Analista Universitária da UESB.

Bárbara Cabral de Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Enfermeira, especialista em Saúde Coletiva com Habilitação em Magistério Superior pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão / Faculdade Internacional de Curitiba (IBPEX). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Coordenadora das Informações em Saúde da Secretaria Municipal de Vitória da Conquista-BA.

Gleyton Gomes Porto, Clínica Saúde Integrada.

Fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX). Aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2009).Fisioterapeuta da Clínica Saúde Integrada, Jequié.

Eduardo Nagib Boery, UESB

Enfermeiro, doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB. Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Zenilda Nogueira Sales, UESB

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB.Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Cezar Augusto Casotti, UESB

Cirurgião-dentista, doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Barbosa AS, de Sousa BC, Porto GG, Boery EN, Sales ZN, Casotti CA. REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO A PARTIR DE SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO E A SOCIEDADE NO BRASIL. Espac. Saude [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 28º de março de 2024];15(2):5-20. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/525

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)