Avaliação do acolhimento nas Unidades de Atenção Básica do Paraná

Autores

  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Milena Calgaro Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Marieta Fernandes Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Marcos Augusto Moraes Arcoverde Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • carla regina camargo Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p206

Palavras-chave:

Acolhimento, Atenção Básica à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, SUS

Resumo

Objetivou-se verificar a efetividade no acolhimento desenvolvido nas Unidades de Atenção Básicas do Paraná, cadastradas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O estudo realizado foi descritivo e quantitativo, a partir do banco de dados fornecido pelo Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde, que continham informações de 998 profissionais entrevistados, no segundo semestre de 2012. Destacou-se que 78,3% dos entrevistados afirmaram que esse processo existe e está implantado na Unidade de Atenção Básica e 51,8% informaram ter recebido capacitação para realizar o acolhimento, sendo que 68,2% realizam o atendimento de acolhimento à demanda espontânea com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade e 74,3% dos enfermeiros estão envolvidos na atividade do acolhimento. Verificou-se que o acolhimento é uma prática habitual no processo de trabalho da Atenção Básica à Saúde no estado do Paraná, destacando-se o profissional enfermeiro nesta atividade. É importante considerar a necessidade de educação permanente que envolva todos os profissionais da atenção básica com o propósito de obter resultados mais expressivos, para o acesso aos serviços e à saúde da população paranaense.

Biografia do Autor

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Docente do curso de Enfermagem e das Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino e Saúde Pública em Região de Fronteira da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas.

Milena Calgaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Enfermeira

Marieta Fernandes Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Enfermeira, Doutora em Enfermagem.

Marcos Augusto Moraes Arcoverde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Enfermeiro, Mestre em Enfermagem.

carla regina camargo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestranda em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Enfermeiro, Especialista em Morfofisiologia aplicada a Educação e Reabilitação Osteomuscular e Neurológica pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Zilly A, Calgaro M, Santos MF, Arcoverde MAM, camargo carla regina. Avaliação do acolhimento nas Unidades de Atenção Básica do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];17(2):206-11. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/302

Edição

Seção

Revisões