QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Claudio Henrique Meira Mascarenhas, Fabio Ornellas Prado, Marcos Henrique Fernandes, Eduardo Nagib Boery, Edite Lago da Silva Sena

Resumo


Este artigo teve como objetivo avaliar estudos sobre a qualidade de vida em trabalhadores da área de saúde por meio de uma revisão sistemática de trabalhos científicos. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual de Saúde, por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, referente aos anos de 2000 a junho de 2010. A estratégia de busca utilizada foi: qualidade de vida AND pessoal de saúde, e quality of life AND health personnel. Os critérios de inclusão foram: artigos originais de pesquisa sobre o tema proposto, nos idiomas inglês e português, e que utilizaram o WHOQOL-Bref como instrumento de avaliação da qualidade de vida. Seguindo a estratégia definida, a busca bibliográfica resultou em 3.984 artigos, sendo que apenas 8 se adequaram ao tema proposto. Observou-se que o domínio meio ambiente apresentou os menores escores em 75% dos estudos, e que o psicológico foi o único que não obteve maior escore dentre os domínios do WHOQOL-Bref. Dentre os fatores que interferiram na qualidade de vida desses profissionais estão: o estresse decorrente do ambiente de trabalho e das atividades profissionais; o excesso, a insegurança e as inadequadas condições de trabalho; além da insatisfação com os recursos financeiros. Nesta perspectiva, o conhecimento dos aspectos comprometidos aponta para a necessidade de reflexão e atitudes que possam influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida desses profissionais, contribuindo assim, para a melhoria da sua produtividade e qualidade assistencial.


Palavras-chave


Qualidade de Vida; Pessoal de Saúde; Ocupações Relacionadas com Saúde; Organização Mundial da Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2013v14n1/2p72

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional