QUALIDADE DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO

Autores

  • Ana Caroline Branco Leite Universidade do Vale do Itajaí
  • Luciane Peter Grillo Universidade do Vale do Itajaí
  • Franciele Caleffi Universidade do Vale do Itajaí
  • Aline Brandão Mariath
  • Henri Stuker

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p82

Palavras-chave:

Qualidade de vida, hábitos alimentares, estudantes.

Resumo

Introdução: A qualidade de vida vem surgindo como uma nova meta a ser alcançada pelas áreas da saúde, diretamente relacionada com a promoção de saúde. Cabe a estudantes de Nutrição oferecer promoção e proteção da saúde por meio da alimentação e nutrição adequada.

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior privada no estado de Santa Catarina.

Método: Estudo transversal, do tipo exploratório e de natureza quantitativa, realizado com 181 acadêmicos de Nutrição, que responderam a um questionário com indicadores de saúde e ao questionário WHOQOL-bref da Organização Mundial da Saúde, que avalia qualidade de vida.

Resultados: A maioria dos acadêmicos possui bons hábitos alimentares e pratica atividade física regularmente. Verificou-se que entre os domínios, o das relações sociais apresentou o maior escore médio (74,4, DP ± 17,0) e o domínio meio ambiente o menor escore (67,6, DP ± 11,8). As questões referentes à autopercepção do acadêmico sobre sua qualidade de vida e satisfação com a saúde apresentaram escore médio de 76,4, DP ± 16,2 e 70,2, DP ± 20,1, respectivamente. A qualidade de vida geral apresentou escore médio de 73,3, com desvio padrão de 16,1.

Conclusão: Os resultados sugerem que os acadêmicos merecem atenção quanto aos aspectos relacionados a questões que contemplam o domínio meio ambiente.

Biografia do Autor

Ana Caroline Branco Leite, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Itajaí.

Luciane Peter Grillo, Universidade do Vale do Itajaí

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí.

Franciele Caleffi, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Itajaí.

Aline Brandão Mariath

Nutricionista da Câmara dos Deputados, Brasília, DF.

Henri Stuker

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2012-01-12

Como Citar

1.
Leite ACB, Grillo LP, Caleffi F, Mariath AB, Stuker H. QUALIDADE DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO. Espac. Saude [Internet]. 12º de janeiro de 2012 [citado 28º de março de 2024];13(1):82-90. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/453

Edição

Seção

Artigos