QUALIDADE DE VIDA E CONDIÇÕES DE SAÚDE DE ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO

Ana Caroline Branco Leite, Luciane Peter Grillo, Franciele Caleffi, Aline Brandão Mariath, Henri Stuker

Resumo


Introdução: A qualidade de vida vem surgindo como uma nova meta a ser alcançada pelas áreas da saúde, diretamente relacionada com a promoção de saúde. Cabe a estudantes de Nutrição oferecer promoção e proteção da saúde por meio da alimentação e nutrição adequada.

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e condições de saúde de acadêmicos de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior privada no estado de Santa Catarina.

Método: Estudo transversal, do tipo exploratório e de natureza quantitativa, realizado com 181 acadêmicos de Nutrição, que responderam a um questionário com indicadores de saúde e ao questionário WHOQOL-bref da Organização Mundial da Saúde, que avalia qualidade de vida.

Resultados: A maioria dos acadêmicos possui bons hábitos alimentares e pratica atividade física regularmente. Verificou-se que entre os domínios, o das relações sociais apresentou o maior escore médio (74,4, DP ± 17,0) e o domínio meio ambiente o menor escore (67,6, DP ± 11,8). As questões referentes à autopercepção do acadêmico sobre sua qualidade de vida e satisfação com a saúde apresentaram escore médio de 76,4, DP ± 16,2 e 70,2, DP ± 20,1, respectivamente. A qualidade de vida geral apresentou escore médio de 73,3, com desvio padrão de 16,1.

Conclusão: Os resultados sugerem que os acadêmicos merecem atenção quanto aos aspectos relacionados a questões que contemplam o domínio meio ambiente.


Palavras-chave


Qualidade de vida; hábitos alimentares; estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2011v13n1p82

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional