PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MOTORISTAS DE TÁXI DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p66Palavras-chave:
Dor lombar, Fatores de risco, Saúde do trabalhadorResumo
A dor lombar é um dos eventos mais encontrados na relação saúde e trabalho. Dados epidemiológicos mundiais evidenciam a alta prevalência de dor lombar em motoristas, sobretudo motoristas de táxi. Neste sentido, este estudo objetivou investigar a prevalência de dor lombar e sua associação com as variáveis sociodemográficas, ocupacionais e estilo de vida em motoristas de táxi do município de Jequié/BA. Trata-se de um estudo transversal, com 101 indivíduos, no qual foi utilizado um questionário constituído por informações sociodemográficas, ocupacionais, estilo de vida e relacionadas à coluna lombar. Os dados foram processados no programa estatístico SPSS, versão 15.0, sendo utilizado o modelo de regressão de Poisson e adotado o intervalo de confiança de 95%. A prevalência de dor lombar entre os taxistas foi de 54,5%, sendo que 78,2% referiram dor de intensidade moderada. A redução das atividades no último ano devido à dor lombar foi confirmada por 12,7% dos taxistas. Verificou-se que a maior prevalência da dor lombar foi encontrada entre os indivíduos que não realizavam atividades de lazer semanal (p=0,001). Constatou-se que quanto mais elevada a faixa etária, maior a intensidade da dor (p=0,001), e maior o uso de medicamentos (p=0,05). Os indivíduos que realizavam outra atividade remunerada apresentaram associação com a redução das atividades nos últimos 12 meses (p=0,008). Sendo assim, espera-se que esses resultados possam servir de subsídios para o planejamento de programas voltados para prevenção, promoção da saúde e controle dos agravos, a fim de melhorar as condições de saúde desses profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).