Gestação de alto risco: fatores associados em município do noroeste paranaense.

Autores

  • Willian Augusto de Melo Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí
  • Juliane Inácio Alves
  • Aline Aparecida da Silva Ferreira
  • Verusca Soares de Souza Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí
  • Edilaine Maran Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p83

Palavras-chave:

Gestação de alto risco, Fatores de risco, Prevalência, Serviços de Saúde Materno-Infantil.

Resumo

Este estudo teve objetivo de identificar a prevalência e os fatores de risco associados à gestação de alto risco no município do Noroeste paranaense. Trata-se de um estudo analítico, transversal e epidemiológico com gestantes de alto risco que frequentaram uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em 2014. Para a coleta de dados utilizou-se uma amostra de 97 prontuários de gestantes estratificadas como alto risco. Dados sociodemográficos, obstétricos, neonatais e clínicos compuseram as variáveis independentes. A variável dependente foi possuir múltiplos fatores de risco. Para medir associação entre as variáveis adotou-se a Odds Ratio, com intervalo de confiança de 95%, e o teste qui-quadrado de Yates corrigido para a análise bivariada, considerando-se significativas as associações cujo valor de p fosse <0,05. Quanto aos resultados, destacaram-se as gestantes adultas (84,5%), com companheiros (75,3%). Sobre escolaridade, 46,4% apresentaram entre 10 a 12 anos de estudos, 66% das gestantes tiveram número de pré-natal com mais de 7 consultas, 26,8% tiveram de um a três abortos e o parto cesariana predominou em relação ao vaginal (69,1%). Os fatores de risco estiveram vinculados às condições clínicas preexistentes, sendo mais prevalentes o tabagismo (16,3%), obesidade mórbida (11,4%) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) (10,2%). Gestantes menores de 20 anos tiveram 7,5 mais chances de terem múltiplos fatores de risco. Caracterizar e utilizar métodos eficazes para identificação e prevenção dos fatores de riscos gestacionais contribui diretamente para a redução da mortalidade materna e infantil.

Biografia do Autor

Willian Augusto de Melo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Doutor em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí (PR), Brasil.

Juliane Inácio Alves

Enfermeira. Egressa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí (PR), Brasil.

Aline Aparecida da Silva Ferreira

Enfermeira. Egressa da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí (PR), Brasil.

Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Doutoranda em Enfermagem pela UEM. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí (PR), Brasil.

Edilaine Maran, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí

Mestre em Enfermagem pela UEM. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Melo WA de, Alves JI, Ferreira AA da S, Souza VS de, Maran E. Gestação de alto risco: fatores associados em município do noroeste paranaense. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 23º de abril de 2024];17(1):83-92. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/371

Edição

Seção

Artigos