Perfil da mortalidade infantil nas Macrorregionais de Saúde de um estado do Sul do Brasil, no triênio 2012–2014

Autores

  • Rossana Cristina Xavier Ferreira Vianna Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
  • Márcia Helena de Souza Freire Universidade Federal do Paraná.
  • Deborah Ribeiro Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
  • Michelle Thaís Migotto Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p32

Palavras-chave:

Mortalidade Infantil, Sistemas de Informação, Nascido Vivo.

Resumo

A Mortalidade Infantil como parâmetro de análise da qualidade da saúde das populações é historicamente utilizada por gestores de saúde, e pelas organizações internacionais, por indicar o nível de saúde de uma população. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil da mortalidade infantil, nas quatro macrorregionais de saúde do estado do Paraná, Brasil, com o recorte para o triênio de 2012 a 2014. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, retrospectivo, com análise descritiva simples de dados secundários dos Sistemas de Informação de Nascidos Vivos e da Mortalidade. Os resultados apontaram a existência de diferenças regionais quanto à via e à idade gestacional do nascimento, o Apgar ao nascer, e a escolaridade materna. As Macrorregionais que figuraram com indicadores menos adequados foram a Noroeste e a Oeste. Acredita-se que estas deverão ser mais bem investigadas para as confirmações e planejamento de intervenções que reduzam o risco para a ocorrência dos óbitos infantis. Mesmo havendo limites para pesquisas com dados secundários, o cenário apresentado poderá subsidiar os gestores regionais e estaduais, bem como suscitar novas pesquisas.

Biografia do Autor

Rossana Cristina Xavier Ferreira Vianna, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Mestre em Tecnologia em Saúde. Doutoranda em Salud Pública em UCES/BA/Argentina. Médica, Pediatra e Epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Curitiba, Brasil.

Márcia Helena de Souza Freire, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP/Brasil. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Deborah Ribeiro Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutora em Computação de Alto Desempenho. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

Michelle Thaís Migotto, Universidade Federal do Paraná.

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Xavier Ferreira Vianna RC, de Souza Freire MH, Carvalho DR, Migotto MT. Perfil da mortalidade infantil nas Macrorregionais de Saúde de um estado do Sul do Brasil, no triênio 2012–2014. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 25º de abril de 2024];17(2):32-40. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/282

Edição

Seção

Artigos