A UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE BUCAL E DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO MONITORAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p42Palavras-chave:
Indicadores Básicos de Saúde, Sistemas de Informação em Saúde, Gestão da Informação em Saúde, Saúde Bucal, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivou-se com o presente trabalho monitorar as ações em saúde bucal dos municípios do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná, por meio do uso de sistemas de informação, verificando a existência de correlação entre Indicadores da Atenção Primária em Saúde Bucal e os de desenvolvimento humano. Trata-se de um estudo descritivo correlacional, com avaliação de dados secundários. Os indicadores de desenvolvimento humano utilizados foram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) referente ao ano de 2010 e o Índice IPARDES de Desempenho Municipal (IPDM) referente ao ano de 2011, obtidos na base de dados disponibilizada pelos Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Já os indicadores em saúde bucal foram obtidos a partir do Sistema de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e consistem na consolidação do ano de 2012 em relação a: a) Primeira Consulta Odontológica Programática; b) Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada; c) Procedimentos Odontológicos Individuais Básicos; e d) Exodontias de decíduos e permanentes. Na análise estatística quantitativa foi utilizado o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 95%. A análise dos dados explicitou que quanto maior o desenvolvimento humano, maior é o número de primeiras consultas odontológicas programáticas (r=0,5963). Encontrou-se ainda correlação entre o número de primeiras consultas e o de exodontias (r=0,6439). Percebeu-se os sistemas de informação como importantes ferramentas no planejamento local das ações de saúde bucal dos municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).