Conhecimento sobre saúde bucal de professores de escolas públicas em Colombo-PR

Autores

  • Amanda Meireles Gomes Moura Universidade Federal do Paraná
  • Ruann Oswaldo Carvalho da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Thabata Cristy Zermiani Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Gomes Ditterich Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p57

Palavras-chave:

Promoção em Saúde, Educação em Saúde, Saúde Bucal.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento sobre temas relacionados à saúde bucal dos professores do ensino fundamental das escolas adscritas às Unidades de Saúde do município de Colombo-PR. A pesquisa foi realizada com 52 professores de escolas públicas de Colombo-PR, por meio de um questionário estruturado abordando temas relacionados à saúde bucal. 96.15% relataram que na escola são feitas atividades de educação em saúde bucal e 98.1% abordam temas relacionados nas aulas. O profissional que mais realiza a educação em saúde bucal foi o técnico em saúde bucal (35.9%). Grande parte afirmou saber o que é biofilme dental, mas poucas a definiram de maneira completa. Apenas 30.8% presenciaram algum traumatismo dentário na escola. Embora o professor seja um importante promotor de informação, o conhecimento deles sobre temas básicos de saúde bucal ainda é muito limitado, possivelmente pela ausência de capacitação.

Biografia do Autor

Amanda Meireles Gomes Moura, Universidade Federal do Paraná

Cirurgiã-dentista pela UEPG. Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela UFPR.

Ruann Oswaldo Carvalho da Silva, Universidade Federal do Paraná

Cirurgião-dentista pela UFPR. Mestrando em Políticas Públicas pela UFPR.

Thabata Cristy Zermiani, Universidade Federal do Paraná

Cirurgiã-dentista pela UFPR. Mestre em Políticas Públicas pela UFPR.

Rafael Gomes Ditterich, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Política, Avaliação e Gestão em Saúde. Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva (Saúde da Família) pela PUCPR. Especialista em Gestão em Saúde pela UEPG. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela UFF. Mestre em Odontologia (Clínica Integrada) pela UEPG. Doutor em Odontologia (Saúde Coletiva) pela PUCPR.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

1.
Moura AMG, Silva ROC da, Zermiani TC, Ditterich RG. Conhecimento sobre saúde bucal de professores de escolas públicas em Colombo-PR. Espac. Saude [Internet]. 7º de setembro de 2018 [citado 28º de março de 2024];19(1):57-64. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/594

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)