Educação em saúde: conhecimento dos enfermeiros para prevenção da lesão por pressão no domicílio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p54

Palavras-chave:

Escara de Decúbitos. Lesão por Pressão. Promoção da Saúde. Educação Continuada em Enfermagem

Resumo

 Objetivou-se apreender o conhecimento dos enfermeiros sobre lesão por pressão para estabelecer ações de educação em saúde para cuidadores familiares de pacientes acamados. O estudo foi descritivo e qualitativo realizado com enfermeiros de uma Unidade de Pronto Atendimento. Para a coleta de informações foi realizada entrevista semiestruturada e utilizou-se análise de conteúdo como técnica de análise das informações. Os pesquisados relataram conhecimento das causas, fatores de risco e estágios da lesão por pressão. Expressaram despreparo ou escassez de recursos humanos, assim como insuficiência de materiais para realizar curativos. Quanto às orientações efetivadas aos cuidadores familiares, em âmbito domiciliar, houve predomínio às adequações da roupa de cama, cuidados de higiene, com curativos e mobilização frequente. Observou-se carência de capacitação dos enfermeiros na temática e deficiência na instrumentalização do cuidador familiar na prevenção de lesão por pressão de pacientes acamados no domicílio, aspectos que reforçam a necessidade de Educação Permanente como eixo transformador das práticas cuidativas.

Biografia do Autor

Rosenilda Rodrigues dos Santos, Faculdades Pequeno Principe

Enfermeira graduada pela UNIANDRADE. Especialista em Auditoria e Administração em Saúde com Ênfase em Hospitais pela Uniandrade. Especialista em Enfermagem com Ênfase em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais pela FPP. Servidora Pública Municipal pela Prefeitura de São José dos Pinhais. Experiência profissional nas áreas de Urgência e Emergência, Psiquiatria, Docência, Saúde Materno- Infantil com Ênfase em recém -nascido de alto/médio e baixo risco e Gestante/Puérpera, Saúde do Adulto e Idoso.

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Membro do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe. Avaliador de curso e institucional do INEP. Diretora Acadêmica da FPP. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe,é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008 e é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe.

 

Elaine Rossi Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da FAculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendencia técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba - IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Adminstração Pública -da Prefeitura de Curitiba. É docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de PLANEJAMENTO, GESTÃO E LIDERANÇA. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Foi diretora acadêmida do Instituto de Ensino e Pesquisa da Feaes. Atualmente é docente e pesquisadora docente da Faculdade Pequeno Principe em Curitiba, e do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino nas Ciências da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA.

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências - Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: embrião, endothelial cells, metaboloma, mastócitos e endometriose e Educação em Saúde

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Santos RR dos, Zagonel IPS, Sanches L da C, Ribeiro ER, Garbelini MCDL. Educação em saúde: conhecimento dos enfermeiros para prevenção da lesão por pressão no domicílio. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 18º de abril de 2024];19(2):54-63. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/612

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>