Emprego de metodologias ativas na área da saúde nos últimos cinco anos: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p108

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Metodologia.

Resumo

Este estudo teve por objetivo conhecer a produção científica brasileira sobre metodologias ativas utilizadas na área da saúde nos últimos cinco anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram a BVS e SCIELO. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca: metodologias ativas AND ensino AND Brasil. Os critérios de inclusão foram: texto completo disponível, idioma português, com publicação entre 2014 a 2018. Totalizaram nove artigos para amostra. Destes, cinco são da enfermagem e quatro da odontologia. Percebe-se que a temática ainda não atingiu a dimensão de destaque a qual deveria tomar, preparando não apenas o estudante para esta nova forma de ensino-aprendizagem, mas também o professor, para que este, apesar de não assumir mais o papel central dos processos educativos, ainda mantenha o interesse pela sala de aula, sem medos, preconceitos e tabus sobre as novas formas de ensinar.

Biografia do Autor

Fabiane Frigotto de Barros, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE/ MESTRANDA

ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM PEDIATRIA E UTI NEONATAL, MESTRANDA EM ENSINO NAS CIENCIAS DA SAÚDE NA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, ENFERMEIRA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HOSPITAL PILAR.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Barros FF de, Guedes J, Zerbinatti LF, Ribeiro ER. Emprego de metodologias ativas na área da saúde nos últimos cinco anos: revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(2):108-19. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/617

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.