O USO DE ÁLCOOL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO

Dalvan Antônio Campos, Hernilson da Silva Lima, Clarissa Mendonça Corradi-Webster, Rodrigo Otávio Moretti-Pires

Resumo


Investigar o fenômeno do uso de álcool entre estudantes do ensino médio noturno em um contexto amazônico. Estudo transversal, em 2009, em Coari, Estado do Amazonas. Um questionário anônimo, auto-aplicado em sala de aula, foi respondido por amostragem sistemática da população de estudantes com idade entre 15 e 30 anos, matriculados no ensino médio, excluindo ensino supletivo, em todas as escolas públicas, inexistindo ensino particular para esta população do município. Os resultados foram expressos como razão de prevalências (RP). Foram entrevistados 27 educadores e 1382 estudantes (índice de perdas foi de 6,3%). Os educadores indicaram que percebem o uso de álcool em seus alunos, e que são necessárias ações permanentes, apontando a responsabilidade da mídia e do Estado, assim como o envolvimento de aspectos de sócio-culturais. A prevalência do uso de álcool no último ano foi 40,74%. Após controle, permaneceu a associação entre uso de álcool e sexo (RP=-0,94; IC 95%: -1,21/-0,67), religião (RP=0,61; IC 95%: 0,17/1,04); atividade profissional (RP=0,57; IC 95%: 0,24/0,89); atividade física regular (RP=-0,55; IC 95%:-0,88/-,022); e uso de fumo na vida (RP=0,81; IC 95%:0,39/1,23). O estudo indica que diversas características sócio-culturais estão associadas ao uso de álcool pelos alunos de ensino médio noturno no contexto amazônico.

Palavras-chave


Álcool; Estudantes; Ensino médio; Prevalência; Amazônia;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2011v13n1p15

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional