Adaptação do quarto passo da Aprendizagem Baseada em Problemas: percepção dos estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2025v26.e1041Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas., Educação Médica, Pesquisa QualitativaResumo
O ensino da integralidade do cuidado é essencial para a formação médica; por isso, buscam-se metodologias que possibilitem atingir a formação que se pretende, como o Problem-Based Learning (PBL), que possui 7 passos em sua aplicação. O objetivo foi apreender a percepção de estudantes de medicina sobre a proposta de adaptação do quarto passo do PBL. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com a participação de 18 estudantes de medicina, na qual utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados geraram três categorias de análise: relação entre a elaboração das indagações e a percepção de direcionamento do aprendizado; impacto da elaboração das indagações na vontade de aprender; percepção de inefetividade da técnica em determinados momentos do tutorial. Conclui-se que a proposta de mudança foi aceita por grande parte dos estudantes, logo, considerada uma boa alternativa para o método PBL durante o Momento Tutorial.
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