Adaptação do quarto passo da Aprendizagem Baseada em Problemas: percepção dos estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2025v26.e1041

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas., Educação Médica, Pesquisa Qualitativa

Resumo

O ensino da integralidade do cuidado é essencial para a formação médica; por isso, buscam-se metodologias que possibilitem atingir a formação que se pretende, como o Problem-Based Learning (PBL), que possui 7 passos em sua aplicação. O objetivo foi apreender a percepção de estudantes de medicina sobre a proposta de adaptação do quarto passo do PBL. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com a participação de 18 estudantes de medicina, na qual utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados geraram três categorias de análise: relação entre a elaboração das indagações e a percepção de direcionamento do aprendizado; impacto da elaboração das indagações na vontade de aprender; percepção de inefetividade da técnica em determinados momentos do tutorial. Conclui-se que a proposta de mudança foi aceita por grande parte dos estudantes, logo, considerada uma boa alternativa para o método PBL durante o Momento Tutorial.

Biografia do Autor

Leonardo Lopes Caetano dos Santos , Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Oona Salomão Erdmann, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Luanna Maria Gusso Caneppele, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Mariana Xavier e Silva, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde.  Vice Coordenadora do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Sociologia. Professora Permanente do Programa do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Docente de Medicina. Membro do Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Curitiba, Paraná

Izabel Cristina Meister Martins Coelho, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Clínica Cirúrgica. Coordenadora do Programa do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Lider do Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Referências

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

1.
Santos LLC dos, Erdmann OS, Caneppele LMG, Xavier e Silva M, Sanches L da C, Coelho ICMM. Adaptação do quarto passo da Aprendizagem Baseada em Problemas: percepção dos estudantes de medicina. Espac. Saude [Internet]. 24º de março de 2025 [citado 1º de abril de 2025];26. Disponível em: http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/1041

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