Dilemas na pesquisa induzida: experiência do Instituto Butantan no Programa de Pesquisa para o SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p32

Palavras-chave:

Financiamento Governamental, Academias e Institutos, Pesquisa sobre serviços de Saúde.

Resumo

Este estudo analisa o perfil das instituições do estado de São Paulo contempladas pelos editais do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), comparativamente ao Instituto Butantan. Foram empregados métodos mistos de análise, utilizando bases de dados da FAPESP e CNPq, pesquisa documental e entrevistas com 34 líderes de grupos de pesquisa do Butantan cadastrados no CNPq em 2013.  Identificamos 205 projetos financiados pelo PPSUS em São Paulo entre 2004 e 2012, período em que o Instituto Butantan aparece indiretamente como instituição proponente em apenas três projetos contemplados. Os entrevistados apontam a FAPESP como sua principal fonte de financiamento e consideram que os temas apresentados no PPSUS não se adequam às linhas de pesquisa institucional. Considerando o papel indutor do PPSUS à agenda de saúde do estado, e a capacidade científica instalada no Butantan, cabe o desafio de diminuir a distância entre essas duas agendas de pesquisa.

Biografia do Autor

Cristiano Corrêa de Azevedo Marques, Instituto Butantan - SES SP

Doutor em Ciências da Saúde, Pesquisador Científico do Laboratório Especial de História da Ciência do Centro de Desenvolvimento  Cultural do Instituto Butantan - SES- - SP.

Paulo Henrique Nico Monteiro, Instituto Butantan - SES SP

Doutor em Educação pela USP, pós doutor em comunicação científica pela Laurentian University, Canadá, Pesquisador Científico do Laboratório Especial de História da Ciência do Centro de Desenvolvimento  Cultural do Instituto Butantan - SES-SP.

Suzane Eulália de Castro Jardim, Instituto Butantan - SES SP

Graduada em História pela Universidade de São Paulo, foi estagiária do Instituto Butantan e assessora de projetos em relações raciais e educação na Ação Educativa.

Mateus Lopes Teixeira, Instituto Butantan - SES SP

Graduando em História pela USP, aluno de Iniciação Científica do Instituto Butantan - SES SP.

Olga Sofia Fabergé Alves, Instituto Butantan - SES SP

Mestre em Ciências pela USP, Pesquisadora Científica do Laboratório Especial de História da Ciência do Centro de Desenvolvimento  Cultural do Instituto Butantan - SES-SP.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

1.
Marques CC de A, Monteiro PHN, Jardim SE de C, Teixeira ML, Alves OSF. Dilemas na pesquisa induzida: experiência do Instituto Butantan no Programa de Pesquisa para o SUS. Espac. Saude [Internet]. 7º de setembro de 2018 [citado 27º de abril de 2024];19(1):32-44. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/600

Edição

Seção

Artigos