Formação médica no SUS em Pernambuco:oferta de vagas de residência médica (2012 – 2017)

Autores

  • Juliana Siqueira Santos Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
  • Emanuella Margareth Lima Rolim Martins Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco
  • Thiago Cavalcante de Almeida Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p8

Palavras-chave:

Residência Médica. Recursos Humanos em Saúde. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil de ofertas de vagas para residência médica, preenchidas através de seleção unificada, no estado de Pernambuco, no período entre 2012 e 2017. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa, do tipo descritivo com dados secundários. A Secretaria Estadual de Saúde tem conduzido, ao longo dos anos, uma seleção unificada para a residência médica. A oferta de vagas de residência médica em tal tipo de seleção apresentou um incremento de 85,26% e um crescimento de 653,57% no financiamento por parte do Ministério da Saúde; dentre as residências mais ofertadas, destaca-se a Psiquiatria, Medicina Geral de Família e Comunidade, Oftalmologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia. Pode-se concluir que a Secretaria Estadual de Saúde continua como a principal financiadora de bolsas de residência médica, e que o Pró-Residência influenciou positivamente a expansão de vagas.

Biografia do Autor

Juliana Siqueira Santos, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Sanitarista, Mestre em Saúde Pública, Diretora Geral de Educação na Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco, Diretora Geral de Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Emanuella Margareth Lima Rolim Martins, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Mestre em Políticas Públicas pela UFPE, Apoiadora Institucional da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Thiago Cavalcante de Almeida, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Coordenador de Residências em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Santos JS, Martins EMLR, Almeida TC de. Formação médica no SUS em Pernambuco:oferta de vagas de residência médica (2012 – 2017). Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(2):8-19. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/585

Edição

Seção

Artigos