Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p32

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Educação em saúde. Ensino Superior. Avaliação em Saúde.

Resumo

O presente estudo buscou identificar e avaliar os métodos mais comumente utilizados nas avaliações dos estudantes dos cursos da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do oeste do Paraná e, também, verificar se sua adoção tem por objetivo abranger as competências necessárias ao profissional formado. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo, pela aplicação de um questionário que abordava desde o perfil sociodemográfico dos docentes entrevistados até características de sua prática avaliativa. Observou-se que os docentes da instituição pesquisada, utilizam recursos avaliativos
diversificados e notou-se que há uma procura dos docentes em estabelecer uma relação entre objetivos de aprendizagem e a forma na qual a avaliação é realizada. O estudo concluiu que há o desenvolvimento de uma prática avaliativa através da complementaridade das ferramentas disponíveis, a fim de alcançar seus objetivos de aprendizagem em favor da formação de profissionais competentes.

Biografia do Autor

Ana Paula Sakr Hubie, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduação em Medicina pelo centro universitário da fundação assis gurgacz em 2014, residência em medicina de família e comunidade pelo hospotal são lucas de cascavel-PR em 2017, mestrado em ensino nas ciências da saúde pela faculdades pequeno príncipe em 2017. Atualmente atuando como docente do curso de medicina do centro universitário da fundação assis gurgacz nas disciplinas de programa de aprendizagem saúde e sociedade (PASS) e propedêutica, médica na atenção básica pela prefeitura do município de cascavel-pr.

Juliano Mendes de Souza, Faculdades Pequeno Príncipe

raduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Especialista em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela UFPR. Preceptorship in Minimally Invasive Thoracic Surgery pelo Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles-CA. Fellow FAIMER em Educação para Profissionais da Saúde. Atualmente é Professor Adjunto, da pós-graduação (mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde) da Faculdades Pequeno Príncipe e médico do corpo clínico dos Hospitais Nossa Senhora das Graças, VITA Batel e Santa Cruz. É médico cirurgião do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Tem atuação principalmente em Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva (VATS) para tratamento do câncer de pulmão, hiperidrose, deformidades torácicas, educação em saúde e pesquisa clínica.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Hubie APS, Ribeiro ER, Mendes de Souza J. Prática avaliativa nos cursos da área da saúde em uma instituição de ensino superior privada. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 26º de abril de 2024];19(2):32-4. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/606

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>