MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Karla Matos
  • Christine Baccarat de Godoy Martins Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p82

Palavras-chave:

Causas externas, Criança, Adolescente, Mortalidade.

Resumo

O estudo objetivou identificar na literatura dos últimos cinco anos acerca da mortalidade por causas externas em crianças, adolescentes e jovens. As causas externas têm determinado um importante impacto na saúde das populações de vários países do mundo, principalmente entre crianças e jovens. Trata-se de um estudo bibliográfico desenvolvido no período de janeiro a dezembro de 2010. A busca foi realizada a partir das bases de dados MedLine, Lilacs, Scielo, Periódicos Capes e em sites oficiais, sendo encontrados ao total 69 trabalhos, consistindo em 43 artigos, 5 dissertações, uma tese, 13 relatórios e manuais e 7 políticas de enfrentamento e prevenção à violência. Os trabalhos encontrados abordavam dados epidemiológicos, fatores associados ao evento, o impacto para o setor saúde e social, importância da prevenção e as políticas públicas em relação à mortalidade por causas externas. No Brasil, dentre os óbitos por causas externas, as agressões e os acidentes de transporte ocupam o primeiro e o segundo lugar. A mortalidade por causas externas constitui-se um problema de etiologia multifatorial, envolvendo vários níveis de influência, desde o nível individual até o social. As causas violentas podem ocasionar conseqüências que geram altos custos econômicos, emocionais e sociais. No Brasil, e até mesmo internacionalmente, o perfil das vítimas da mortalidade por causas externas são: jovens, do sexo masculino, com baixo nível socioeconômico e da etnia negra.  Percebe-se uma produção de políticas voltadas para a problemática. Por fim, compreendemos a importância deste tema, uma vez que as causas externas são passíveis de prevenção.

Biografia do Autor

Christine Baccarat de Godoy Martins, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

1.
Matos K, Martins CB de G. MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Espac. Saude [Internet]. 16º de dezembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];14(1/2):82-93. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/465

Edição

Seção

Revisões