CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE MENTAL RELACIONADA AO TRABALHO

Autores

  • Marta Ester Conciani Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
  • Marta Gislene Pignatti Professora associado III do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n2p45

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, CEREST, Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, concepções e práticas

Resumo

A implantação da Vigilância em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT) tem sido induzida pelas diretrizes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) articulada com a Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) como seus principais articuladores. O objetivo do trabalho foi analisar as concepções e práticas relacionadas à implantação da Vigilância em SMRT no CEREST de Mato Grosso (CEREST/MT) por meio de pesquisa documental dos planos estaduais, observação da organização do trabalho e entrevista aberta com nove membros da equipe local. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática e estes foram sistematizados de acordo com a emissão do  discurso. Os resultados demonstram que as concepções e práticas de SMRT são frágeis e os agentes institucionais reconhecem apenas a capacitação em protocolo clínico como sendo desse campo. A fragilidade conceitual encontrada pode estar repercutindo na subnotificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Mato Grosso.

Biografia do Autor

Marta Ester Conciani, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Marta Ester Conciani

assistente social, Profissional de Nível Superior do SUS da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), lotada no Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana. Mmestre em saúde coletiva ISC-UFMT.

Marta Gislene Pignatti, Professora associado III do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Saúde Coletiva (UNICAMP/SP), professora associado III do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

1.
Conciani ME, Pignatti MG. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE MENTAL RELACIONADA AO TRABALHO. Espac. Saude [Internet]. 30º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];16(2):45-5. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/405

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)