Orientações ofertadas às puérperas no alojamento conjunto: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Priscila Ferreira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Rosineide Santana Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p237

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Puerpério - Orientação, Alojamento Conjunto.

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo verificar as orientações ofertadas à mulher no alojamento conjunto. Os dados foram coletados na Base de Dados em Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, no período de dezembro de 2014 a março de 2015. Para isso utilizaram-se as palavras-chave alojamento conjunto, puerpério, Enfermagem e orientações. Como critérios de inclusão definiram-se: investigações publicadas na íntegra, entre 2010 e 2014, disponíveis nos idiomas inglês, português e espanhol. Excluíram-se artigos de acesso não gratuito. A pesquisa resultou em 506 publicações, porém, quando submetidas à leitura dos títulos e resumos, oito compuseram a amostra final do estudo, dos quais sete eram de natureza qualitativa. Os artigos analisados evidenciaram significados da maternidade, vivências educativas da equipe de saúde no alojamento conjunto, implementação do alojamento conjunto e sentimentos das mães sobre a amamentação. Abordaram ainda conhecimento de puérperas sobre higiene do RN, aleitamento materno, cuidados para a mãe e filho após o parto e educação em saúde durante o ciclo gravídico puerperal. As puérperas foram foco de estudo de seis artigos e dois abordaram a equipe de Enfermagem. Os estudos, apesar de evidenciarem a atenção concentrada no RN, revelaram carência de orientações à mãe sobre os cuidados com o filho e suas necessidades no alojamento conjunto, local o qual propicia o desenvolvimento de ações específicas às mulheres e a promoção de sua saúde.

Biografia do Autor

Priscila Ferreira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Rosineide Santana Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Costa PF, Brito RS. Orientações ofertadas às puérperas no alojamento conjunto: revisão integrativa da literatura. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];17(2):237-45. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/306

Edição

Seção

Revisões