A que se destina, para a Enfermagem, a auditoria: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Viviane Andrea Pereira de Araújo Faculdade Cristo Redentor.
  • Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p229

Palavras-chave:

Auditoria Clínica - Enfermagem, Bases de Dados em Saúde, Gerenciamento de Dados.

Resumo

A palavra auditoria tem sua origem no latim “audire” que significa ouvir e atualmente tem ampla aplicação no campo da saúde. O objetivo deste estudo foi analisar, no período de 2005 a 2015, a produção científica sobre o tema focando sua conceituação, método, finalidade e base legal. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, cujos dados foram coletados através do levantamento das produções científicas indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) a partir da expressão de pesquisa auditoria clínica AND Enfermagem a partir dos seguintes filtros: artigos de periódicos publicados com texto completo, disponíveis em língua portuguesa do Brasil e ano da publicação compreendido entre 2005 e 2015. Os 9 artigos disponíveis para impressão estavam indexados nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), base de dados em Enfermagem (BDENF) e CidSaúde. Um dos artigos foi excluído por não se inserir na temática pesquisada. Há lacunas a serem preenchidas em relação à atuação da auditoria de Enfermagem no Brasil. Existem poucos trabalhos científicos sobre auditoria em Enfermagem, e estes se restringem particularmente à auditoria de processo, quando aplicada às estratégias de busca.

Biografia do Autor

Viviane Andrea Pereira de Araújo, Faculdade Cristo Redentor.

Especialista em Auditoria de serviços de saúde pela Faculdade Cristo Redentor.

Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula, Universidade Federal do Piauí.

Mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí- Campus Amílcar Ferreira Sobral (UFPI/ CAFS)

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Araújo VAP de, Paula JM dos SF de. A que se destina, para a Enfermagem, a auditoria: revisão integrativa da literatura. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];17(2):229-36. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/305

Edição

Seção

Revisões