Validação, tradução e adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa clínico-educacionais: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e736

Palavras-chave:

Estudo de validação, Tradução, Adaptação., Pesquisa e Questionário

Resumo

Escalas e questionários podem participar do rastreio, diagnóstico e acompanhamento de condições médicas, por isso são importantes na prática clínica. Para que sejam utilizados emum país diferente do de origem, estes devem passar por um processo de adaptação cultural, visando garantir a validade e confiabilidade iguais ao instrumento original. Embora não exista um modelo padrão-ouro a ser seguido, quatro passos são essenciais e recomendados para este processo: tradução, tradução reversa, revisão por um comitê de juízes e pré-teste. O objetivo do estudo foi identificar quais são os processos reconhecidos cientificamente realizados para a validação de instrumentos de pesquisa direcionados à língua portuguesa do Brasil. Os artigos foram identificados na base de dados PubMed, através dos descritores validation studies ANDtranslation AND adaptation AND cross-cultural AND Brazil. Foram selecionados 16 artigos para esta revisão, publicados entre 2017 e 2019. As metodologias de validação foram variadas, sendo que cada trabalho apresentou elementos metodológicos complementares e particulares às populações estudadas. A compilação destas metodologias permitiu evidenciar os pontos comuns que podem ser seguidos na elaboração de futuras pesquisas, buscando a construção de um roteiro unificado que permita sua utilização universal na validação e adaptação transcultural
de instrumentos de pesquisa.

Biografia do Autor

Anieli Fagiani Prodrossimo, Faculdades Pequeno Príncipe

Estudante de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Juliana Pitchinin Pereira Dias, Faculdades Pequeno Príncipe

Estudante de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Liana Iankilevich, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestranda no Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe- FPP. Curitiba,
Paraná

Juliano Mendes Souza, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR. Docente do
Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba,
Paraná

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Prodrossimo AF, Dias JPP, Iankilevich L, Souza JM. Validação, tradução e adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa clínico-educacionais: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 18º de dezembro de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/736

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