Cuidados paliativos de enfermagem a pacientes com feridas neoplásicas
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p82Palavras-chave:
Oncologia. Cuidados Paliativos. Neoplasias Cutâneas. Humanização da Assistência.Resumo
Objetivo: Descrever as evidências científicas disponíveis na literatura sobre os cuidados paliativos de enfermagem a pacientes com feridas neoplásicas. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no LILACS, MEDLINE e BDENF, a partir dos descritores: Oncologia, Cuidados Paliativos, Neoplasias Cutâneas. Resultados: Analisaram-se 8 artigos, organizados nas seguintes categorias: 1) Assistência de enfermagem no controle do odor e exsudato em feridas neoplásicas; 2) Cuidados paliativos de enfermagem no controle da dor
e hemorragias em feridas neoplásicas; 3) Atuação assistencial de enfermagem aos impactos psicossociais em pacientes com feridas neoplásicas em tratamento paliativo; 4) A importância da educação permanente dos profissionais de enfermagem que atuam no cuidado paliativo de feridas neoplásicas. Conclusões: A enfermagem atua proporcionando assistência humanizada aos pacientes em cuidados paliativos, a fim de minimizar o desconforto das feridas neoplásicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).