Conhecimento da equipe de enfermagem de setores críticos na realização e interpretação de eletrocardiograma
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p47Palavras-chave:
Cardiologia. Eletrocardiografia. Educação Continuada Permanente. Equipe de Enfermagem .Resumo
Estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa, objetivou analisar o conhecimento da equipe de enfermagem dos setores críticos mediante realização e interpretação de eletrocardiograma. Os participantes foram 35 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, de setores críticos de um hospital privado de Curitiba. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário com vinte questões de múltipla escolha elaborado pela pesquisadora e aplicado através do Google forms®. A análise foi estatística descritiva, efetivada por meio do Software Microsoft Excel®. Concluiu-se com sua realização que o uso do ECG é imprescindível nos setores críticos e que a equipe de enfermagem possui necessidade de treinamentos principalmente sobre leitura e interpretação deste exame. Ressalta-se também a importância da educação permanente e a carência literária sobre este tema voltado para a equipe técnica de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).