Qualidade de vida entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p6Palavras-chave:
trabalho, enfermagem, qualidade de vida, saúde mental, hospitais geraisResumo
OBJETIVO: Analisar a qualidade de vida (QV) de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário, especificamente os domínios Saúde Mental e Aspectos Emocionais, tendo-se em vista a incorporação do cuidado em saúde mental aos internados. METODOLOGIA: Resultados parciais de pesquisa sobre assistência psiquiátrica em hospital universitário de Cuiabá. Estudo transversal descritivo. População constituída por todos os trabalhadores de enfermagem das clínicas médica, cirúrgica, gineco-obstetrícia e pediatria (n=110). Coleta de dados realizada por meio do SF36 e questionário sociodemográfico. RESULTADOS: Predominou o sexo feminino (86,4%), casados (47,3%), faixa etária entre 30 a 49 anos (67,3%). Dor foi o domínio da QV mais comprometido entre os auxiliares (58,3%) e técnicos de enfermagem (61,4%); entre os enfermeiros a Vitalidade apresentou o menor escore (63,4%).Downloads
Publicado
2014-03-31
Como Citar
1.
Marcon SR, Conciani ME, Oliveira JRT de. Qualidade de vida entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário. Espac. Saude [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];15(1):6-13. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/534
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).