Produção científica de graduandos em enfermagem publicada de 1995 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p21Palavras-chave:
Artigo de Revista, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, PesquisaResumo
A produção científica na enfermagem cresce a cada ano constituindo-se no meio pelo qual alunos e profissionais ampliam as fronteiras do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar e classificar a direcionalidade temática, bem como as linhas de pesquisa adotada nas publicações científicas de alunos de cursos de graduação em enfermagem, publicadas no Brasil no período de 1995 a 2008. Também foi identificada a classificação do periódico no sistema QUALIS da CAPES; as escolas com maior publicação; o ano de graduação dos alunos e a titulação dos orientadores. O estudo foi do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados SCIELO, MEDLINE e BDENF, além de consultas manuais em periódicos arquivados na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina-PR. Foram analisadas 351 revistas e encontrados 673 artigos, sendo que 56,4% seguiram a temática assistencial, 24,2% pertenciam ao segmento profissional e apenas 19,3% tinham como temática a categoria organizacional. Identificou-se que 61,3% das revistas, responsáveis pela publicação dos artigos, tem a classificação B Nacional no sistema QUALIS/CAPES. O número de publicações aumenta no decorrer do curso, devido ao amadurecimento científico dos alunos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).