Fatores que influenciam ações educativas sobre câncer de mama na estratégia de saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p40Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Este trabalho objetiva identificar fatores que influenciam nas atividades desenvolvidas pelo enfermeiro na educação em saúde, visando promoção à saúde e prevenção do câncer de mama. Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com oito enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município da região Sul do Estado de Mato Grosso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, no período de agosto a outubro de 2012. Na interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Emergiram duas categorias, fatores que influenciam na adesão da população feminina às atividades de educação em saúde que compreenderam o conhecimento acerca do câncer de mama, acolhimento e vínculo e estrutura física da unidade. A segunda categoria, aspectos que dificultam as atividades do enfermeiro, envolveram os aspectos culturais, burocratização do sistema e desmotivação dos enfermeiros. Conclui-se que diante da importância do enfermeiro nas ações educativas na ESF é indispensável que este profissional tenha condições adequadas de trabalho, no que diz respeito ao conhecimento técnico e científico, condições materiais e estrutura física adequada para realização dessas ações.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Mattos M de, da Silva KL, Kölln WM. Fatores que influenciam ações educativas sobre câncer de mama na estratégia de saúde da família. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(1):40-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/368
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).