Edentulismo e fatores associados à necessidade de uso de prótese superior e inferior entre idosos
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p105Palavras-chave:
Serviços de Saúde, Arcada Edêntula, Reabilitação Bucal.Resumo
Objetivo: descrever o edentulismo entre idosos e os fatores associados à necessidade de uso de prótese dental. Métodos: estudo transversal, quantitativo, realizado com 115 idosos. Os dados foram coletados através de entrevistas domiciliares e exame clínico e analisados pelo teste qui-quadrado. Resultados: a maioria dos idosos eram edêntulos e necessitam de prótese. Sendo esta necessidade relacionada, para ambos os arcos, à: escolaridade, renda, satisfação com a condição bucal, irritabilidade com os dentes, dor/dificuldades para comer, frequência e intensidade de dor, autorrelato de necessidade de tratamento e substituição da prótese, motivo e local de busca para atendimento. No arco inferior verificou-se significância para autopercepção sobre a cor, consulta e incômodo na escovação dental. Conclusão: o edentulismo, o uso e a necessidade de prótese dentária apresentam alta prevalência na população idosa, sendo esta necessidade associada à fatores sociodemográficos, condição de saúde bucal, dor, incômodo, motivo e local de busca para atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).