Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa

Authors

  • Luciano Ricardo Sfredo
  • Marina Deina Faculdades Pequeno Príncipe
  • Carolina Reinert
  • Ingridy de Souza Digner
  • Lucas Zantut

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p80

Keywords:

Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.

Abstract

Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.

Author Biographies

Luciano Ricardo Sfredo

Médico residente do serviço de Urologia do Hospital das Clínicas de Curitiba (HC), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marina Deina, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Carolina Reinert

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Ingridy de Souza Digner

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Lucas Zantut

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Published

2020-12-20

How to Cite

1.
Sfredo LR, Deina M, Reinert C, de Souza Digner I, Zantut L. Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2020 Dec. 20 [cited 2024 Nov. 21];21(2):80-9. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701

Issue

Section

Revisões

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.