Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa

Authors

  • Milena da Costa Faculdades Pequeno Príncipe
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n1p71

Keywords:

Educação Superior. Competência Clínica. Procedimentos Clínicos. Aprendizagem.

Abstract

Trata-se de revisão integrativa que objetivou descrever o conceito de ambiente/clima educacional e identificar a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem sob a percepção do estudante. Ambiente educacional (AE) é todo e qualquer contexto em que se dá o ensino e o aprendizado. Foram selecionados doze artigos relevantes ao tema, nas bases de dados BVS e PubMed, com descritores, educação superior, competência clínica, procedimentos clínicos e aprendizagem. Emergiram três categorias: ambiente educacional e ensino clínico na saúde; percepção do estudante sobre o ambiente educacional e fatores do ambiente educacional que influenciam no processo ensino-aprendizagem. O AE pode afetar as habilidades e o desempenho acadêmico e deve propiciar confiança nas atividades diárias. Conclui-se que o AE tem influência no processo ensino-aprendizagem, fornece informações importantes para os educadores, estimulam a autoconfiança e aspectos afetivos.

Author Biographies

Milena da Costa, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Especialista em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais. Mestranda do Programa de Pós Graduação Strictu Senso no Ensino das Ciências da Saúde.

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Docente do Curso de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Diretora Acadêmica da FPP.

 

Published

2020-09-20

How to Cite

1.
Costa M da, Palmira Sanson Zagonel I. Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2020 Sep. 20 [cited 2024 Jul. 3];21(1):71-8. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/674

Issue

Section

Revisões