Resultados de um projeto no ensino interprofissional: capacitação sobre acolhimento para Agentes Comunitários de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p21Palavras-chave:
Acolhimento, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
A classificação de risco do paciente no setor de acolhimento é uma ferramenta que organiza a fila de espera para o melhor atendimento do paciente. Assim, objetivou-se avaliar os resultados de um projeto aplicado na disciplina interprofissional sobre capacitação em relação ao acolhimento com classificação de risco (ACR) das agentes comunitárias de saúde de uma Unidade Básica de Saúde de um município do norte do Paraná. É uma pesquisa descritiva, exploratória, prospectiva, com abordagem quantitativa. Aplicou-se um questionário com dados demográficos e sobre o ACR. Os resultados demonstraram
que antes da capacitação as agentes não prestavam suporte ao usuário de forma segura e confortável, atendiam por ordem de chegada e sem conhecimento suficiente. Após, houve melhora no entendimentoe realização do acolhimento. A educação permanente é ideal para a melhoria do atendimento na Atenção Primária, e deve fazer parte da rotina dos profissionais de saúde para qualificação da organização da atenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).