EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA NA UEL
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p63Palavras-chave:
Promoção da pesquisa. Saúde Coletiva. Educação médica.Resumo
OBJETIVO: descrever e analisar a trajetória da pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina – UEL, nos 40 anos de seu desenvolvimento institucional. MÉTODOS: pesquisa qualitativa utilizando-se análise documental, entrevistas com gestores do curso de Medicina e com professores do Departamento de Saúde Coletiva e um grupo focal de estudantes do curso de Medicina. RESULTADOS: observou-se que a pesquisa teve grande impulso com a criação do Mestrado em Saúde Coletiva há 20 anos. A participação de estudantes de graduação tem-se dado principalmente em um módulo de integração ensino, serviço e comunidade, no qual são desenvolvidas pesquisas epidemiológicas.
Foram apontadas algumas insuficiências como a falta de registro de pesquisas na Pró-Reitoria correspondente na UEL e a não publicação de pesquisas concluídas. CONCLUSÕES: houve grande
evolução da pesquisa em Saúde Coletiva na instituição, porém os agentes pesquisados concordam que há necessidade de implementação e desenvolvimento de mais estudos e investigações, seja por meio do ensino com pesquisa na graduação ou do ensino para pesquisa na pós-graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).