A estratégia de saúde da família e o rastreamento do câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v12n2p01Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Programas de Rastreamento, Saúde da Família,Resumo
Identificar as ações de rastreamento do câncer de mama realizadas na Estratégia de Saúde da Família do município de Aracruz/ES e examinar a relação entre as variáveis dependente (realização de mamografia e número de mamografias realizadas) e independente (faixa etária, escolaridade, raça/cor e classe econômica). Estudo descritivo, transversal, quantitativo, realizado nas Unidades de Saúde da Família do município de Aracruz/ES. A coleta de dados foi feita por meio da técnica de entrevista com registro em formulário. A amostra constituiu-se de 459 mulheres com idade igual ou superior a 35 anos. O nível de significância foi de 5%, o Pacote Estatístico, o SPSS 14.0, e o teste qui-quadrado foram usados para avaliar a relação entre as variáveis. 55,8% das mulheres já realizaram mamografia, 66,0% fez o primeiro exame até os 49 anos, 70,0% foram submetidas ao exame clínico das mamas durante consulta ginecológica e 65,0% receberam orientações acerca do câncer de mama. A realização de mamografia foi mais prevalente na faixa etária entre 50-59 (76,0%), raça branca (71,4%), classe econômica A/B (84,4%) e não houve significância estatística entre a escolaridade e a realização do exame mamográfico (p=0,775). No que se refere ao número de mamografias realizadas, foi maior no grupo de mulheres de classe econômica A/B e com maior escolaridade (p<0,01). Esses achados apontam a existência de significativas desigualdades socioeconômicas e raciais quanto ao acesso às práticas de rastreamento, reforçando a necessidade de intervenções que levem em consideração essas variáveis como forma de promover a equidade.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Amorim MHC, Amorim MHC, Teixeira Marques GM. A estratégia de saúde da família e o rastreamento do câncer de mama. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 17º de novembro de 2024];12(2):01-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/438
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).