Fatores predisponentes da síndrome de Bernout em trabalhadores de um hospital público de médica complexidade
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p48Palavras-chave:
Esgotamento Profissional, Doenças Profissionais, Saúde do Trabalhador, RiscosResumo
A Síndrome de Burnout é resultante de exposições prolongadas ao estresse no ambiente de trabalho ou em situações da vida pessoal. O profissional acometido pela doença apresenta exaustão física e mental, desencadeando problemas emocionais na vida pessoal e profissional. Este estudo buscou identificar os agentes estressores e fatores predisponentes da síndrome em trabalhadores de um hospital público de média complexidade da cidade de Londrina- PR. Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com 187 trabalhadores. Foi aplicado um questionário semiestruturado, criado por Christina Maslach, Califórnia – EUA, e validado para uso no Brasil por Benevides-Pereira em 2001. A análise dos dados apontou que os trabalhadores de todas as categorias encontram-se sob efeito de fatores predisponentes da síndrome, englobando aspectos pessoais, organizacionais, de trabalho e sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).