FISIOTERAPIA, CUIDADO E SUA PRÁXIS NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n2p67Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia, cuidado centrado no pacienteResumo
Este estudo objetivou entender o cuidado em saúde produzido pelo fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter exploratório, em que foram entrevistados 14 indivíduos por meio de entrevista semiestruturada. A partir disso, os entrevistados foram divididos em três grupos, sendo o grupo I composto por gestores, grupo II por profissionais de saúde e grupo III por usuários. A análise dos dados foi executada a partir da análise de conteúdo. Nos resultados, foi observado que a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica ainda está em processo de construção e as dificuldades relatadas precisam ser superadas diante das experiências conhecidas. Portanto, para que sejam possíveis transformações, a instituição da educação permanente em saúde de forma institucional e horizontalizada, o que possibilitaria a construção de projetos terapêuticos interdisciplinares, e a discussão para que haja uma (re)orientação na formação do fisioterapeuta são de fundamental importância, com o intuito de produzir um cuidado integral à população assistida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).