CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM INDICADOR SINTÉTICO PARA AVALIAR A QUALIDADE DE HOSPITAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p64Palavras-chave:
Gestão Hospitalar, Avaliação em Saúde, Qualidade de assistência à saúde .Resumo
A avaliação da qualidade de hospitais é um processo complexo decorrente da complexidade do tipo de organização, sendo necessário para tanto a construção de indicadores que auxiliem nesse processo. Este trabalho é um estudo multicaso descritivo com abordagem quantitativa que teve como objeto de estudo 10 hospitais de diferentes tipos de prestadores localizados em três regiões de saúde de Mato Grosso. Objetivou mostrar a elaboração e utilização de um indicador sintético para avaliar a qualidade dos hospitais pesquisados. O indicador sintético construído mostrou que os hospitais filantrópicos (66,7%) e privados (65,2%) prevaleceram sobre os públicos (59,3%) quanto à qualidade. Ao analisar outros dados quanto às condições de operação, foram evidenciadas as variáveis explicativas para o baixo desempenho de um dos hospitais pesquisados, de tal modo que a diferença entre os públicos (66,3%), privados (65,2%) e filantrópicos (66,7%), tornou-se inexpressiva. Assim, ficou evidente a limitação do indicador sintético na avaliação da qualidade e a necessidade de aliar ao indicador a análise das variáveis explicativas do desempenho apresentado. Desse modo, a informação gerada poderá ser mais útil para a tomada de decisão visando a maximização do alto e a melhoria do baixo desempenho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).