Análise dos medicamentos relaxantes musculares de ação central comercializados no Brasil na perspectiva do Cuidado ao Idoso

Autores

  • Nelson Machado do Carmo Júnior Hospital Risoleta Tolentino Neves. Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Max Moreira Reis Faculdade de Farmácia. Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p108

Palavras-chave:

Relaxantes Musculares da Ação Central, Saúde do Idoso. Bulas de medicamentos, Vigilância de drogas comercializadas,

Resumo

Objetivo: Analisar na perspectiva do idoso as evidências científicas relativas ao emprego terapêutico e a segurança de relaxantes musculares registrados no Brasil.
Método: estudo de análise da oferta de medicamentos contendo fármacos do grupo M03B - Relaxantes musculares de ação central da classificação Anatômica Terapêutica Química. Verificaram-se os fármacos do grupo M03B registrados no Brasil. Pesquisaram-se as evidências científicas relativas à segurança e eficácia. Analisou-se a disponibilidade de informações sobre segurança na bula.
Resultados: Identificou-se 18 fármacos do grupo M03B, dos quais 7 (38,9%) estão registrados no Brasil. Das 67 especialidades registradas, 35 (52,2%) são associações farmacológicas.
Conclusão: As evidências para uso de relaxantes musculares em idosos são limitadas. As bulas desses medicamentos não apresentam informações relevantes sobre eventos adversos.

Biografia do Autor

Nelson Machado do Carmo Júnior, Hospital Risoleta Tolentino Neves. Universidade Federal de Minas Gerais

Farmacêutico. Especialista em Saúde do Idoso pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves/UFMG. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Anhanguera (SP).

Adriano Max Moreira Reis, Faculdade de Farmácia. Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto (2009). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

1.
Carmo Júnior NM do, Reis AMM. Análise dos medicamentos relaxantes musculares de ação central comercializados no Brasil na perspectiva do Cuidado ao Idoso. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 28º de abril de 2024];18(1):108-16. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/351

Edição

Seção

Artigos