HUMANIZAÇÃO: FRAGILIDADES, DESAFIOS E FORTALEZAS EM UMA ESCOLA DE ODONTOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p27Palavras-chave:
Humanização, Acolhimento, Ambiência, Acessibilidade, Práticas de saúde bucal.Resumo
Objetivo: Analisar a percepção de discentes, docentes e usuários sobre humanização na sua dimensão ampla nas clínicas multidisciplinares do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo qualitativo cujos dados foram coletados usando-se três instrumentos: questionários autoaplicáveis (alunos e usuários), um caso simulado (professores), além da observação direta nas clínicas. As respostas geradas foram categorizadas, analisadas e interpretadas à luz do referencial teórico de Bardin. Resultados: Os resultados apontam categorias como ambiência e acessibilidade nas falas dos alunos e usuários como pontos que precisam ser melhorados. Entre docentes o acolhimento e os aspectos éticos foram as categorias emergentes, mostrando preocupação nesse aspecto no trato com o usuário. A observação direta revelou categorias importantes como efeitos psicossociais e reflexos da relação docente-discente que merecem destaque como pontos negativos. Conclusão: Há percepção positiva sobre pontos como acolhimento pelos três segmentos e muita clareza sobre os pontos negativos como ambiência e acessibilidade entre alunos e usuários. Relações conflituosas de docentes e discentes sugerem estudos que ajudem a entender essa convivência e seus efeitos negativos sobre a formação do aluno. As fortalezas do serviço em questão ficaram por conta da oferta de serviços odontológicos, à medida que a sociedade, a rede pública de Natal e demais cidades do Rio Grande do Norte o reconhecem como referência e apostam na sua qualidade. Os desafios consistem em promover maior integração entre o corpo docente das clínicas, visando a implantação/manutenção de um ambiente uníssono, harmônico, tranquilo e seguro de orientação acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).