Avaliação do acolhimento nas Unidades de Atenção Básica do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p206Palavras-chave:
Acolhimento, Atenção Básica à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, SUSResumo
Objetivou-se verificar a efetividade no acolhimento desenvolvido nas Unidades de Atenção Básicas do Paraná, cadastradas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O estudo realizado foi descritivo e quantitativo, a partir do banco de dados fornecido pelo Departamento de Atenção Básica/Ministério da Saúde, que continham informações de 998 profissionais entrevistados, no segundo semestre de 2012. Destacou-se que 78,3% dos entrevistados afirmaram que esse processo existe e está implantado na Unidade de Atenção Básica e 51,8% informaram ter recebido capacitação para realizar o acolhimento, sendo que 68,2% realizam o atendimento de acolhimento à demanda espontânea com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade e 74,3% dos enfermeiros estão envolvidos na atividade do acolhimento. Verificou-se que o acolhimento é uma prática habitual no processo de trabalho da Atenção Básica à Saúde no estado do Paraná, destacando-se o profissional enfermeiro nesta atividade. É importante considerar a necessidade de educação permanente que envolva todos os profissionais da atenção básica com o propósito de obter resultados mais expressivos, para o acesso aos serviços e à saúde da população paranaense.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Zilly A, Calgaro M, Santos MF, Arcoverde MAM, camargo carla regina. Avaliação do acolhimento nas Unidades de Atenção Básica do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 21º de novembro de 2024];17(2):206-11. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/302
Edição
Seção
Revisões
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).