Impacto das atividades em grupo para a Saúde do Homem
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p75Palavras-chave:
Saúde do Homem, Saúde da Família, Morbimortalidade - Masculina.Resumo
Este estudo objetivou conhecer o impacto gerado pelas atividades desenvolvidas no grupo saúde do homem, em uma Unidade de Saúde da Família, de um bairro de Novo Hamburgo, RS, sobre o cuidado à saúde dos participantes e, especificamente, conhecer o significado de cuidar da saúde, sob a ótica dos homens participantes do grupo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratória que utiliza o grupo focal para a coleta de dados, o qual foi subdividido em dois momentos, com a participação de 13 homens, e esta análise de dados seguiu os pressupostos da análise temática de Minayo (2012). Verificou-se que os sujeitos concebem o cuidado à saúde de forma abrangente, expressando-o através do envelhecimento saudável, hábitos de vida e participação em grupos. O grupo mostrou-se eficiente como método de intervenção, uma vez que foi evidenciado, nas falas dos homens, um impacto significativo nas mudanças nos hábitos de vida tanto individual como coletivo. Após participarem do grupo, os integrantes relataram terem mais cuidado com a sua saúde e dizem sentirem-se mais felizes, e relacionam estas conquistas às amizades formadas, à troca de experiências por agregar conhecimento e informação, impactando, assim, na melhora da qualidade de vida e a formação de uma rede social entre os participantes.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
backes cristiane, kunzler ilse maria. Impacto das atividades em grupo para a Saúde do Homem. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 23º de novembro de 2024];17(2):75-84. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/287
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).