Determinantes da violência sexual infantil no estado do Paraná - Brasil

Autores

  • Gabriela de Araujo Faculdades Pequeno Príncipe
  • Marina Ramos Faculdades Pequeno Príncipe
  • Tânia Zaleski Faculdades Pequeno Príncipe
  • Leandro Rozin Faculdades Pequeno Príncipe
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p42

Palavras-chave:

Abuso Sexual na Infância. Violência Sexual. Fatores Epidemiológicos.

Resumo

A violência sexual infantil configura-se como um fenômeno sociocultural, pautado em relações hierárquicas e desigualdades de gênero, étnico-raciais e geracionais. Nesta pesquisa, investigou-se os determinantes da violência sexual infantil a partir dos casos notificados pelo SINAN no estado do Paraná entre 2011 e 2014, disponibilizados pelo DATASUS, por estudo descritivo, de base documental e abordagem quantitativa. No Paraná, totalizaram 2.446 casos no período. A Regional de Saúde com maior prevalência foi a de Foz do Iguaçu. Prevalece a faixa etária de 5 a 9 anos, meninas, raça negra e indígenas. Na tipologia, predominaram estupro e assédio sexual, por meio de força corporal. Os casos prevalentemente ocorreram na residência e o provável agressor era próximo da criança. Reconhecer os determinantes da violência sexual infantil é essencial para a implementação de ações de cuidado integral às vítimas.

Biografia do Autor

Gabriela de Araujo, Faculdades Pequeno Príncipe

Estudante de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe

Marina Ramos, Faculdades Pequeno Príncipe

Estudante de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe

Tânia Zaleski, Faculdades Pequeno Príncipe

Bióloga, Mestre e Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora de Bioestatística nas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, PR – Brasil. 

Leandro Rozin, Faculdades Pequeno Príncipe

 Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente – Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, PR - Brasil.  

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre e Doutora em Sociologia pela UFPR. Professora de Sociologia e Antropologia da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, PR - Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

1.
Araujo G de, Ramos M, Zaleski T, Rozin L, Sanches L da C. Determinantes da violência sexual infantil no estado do Paraná - Brasil. Espac. Saude [Internet]. 18º de fevereiro de 2021 [citado 26º de abril de 2024];20(2):42-54. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/652

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>