Encontros entre a formação acadêmica e a prática profissional na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e859

Palavras-chave:

Educação Superior, Atenção Primária à Saúde, Profissional da Saúde

Resumo

Espera-se que futuros profissionais da saúde sejam detentores de uma formação consolidada em uma ótica generalista com princípios humanos, éticos, críticos e reflexivos. O presente estudo objetivou compreender como uma equipe interprofissional reconhece nas áreas de formação acadêmica dos seus profissionais, o processo de ensino-aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Utilizou-se o método qualitativo com a utilização de entrevistas semiestruturadas individuais e grupos focais. Encontrou-se nos resultados a Atenção Primária à Saúde como uma área com baixa intencionalidade para a atuação profissional e currículos acadêmicos inconstantes para a formação dos profissionais. Este estudo fomenta a reflexão da formação no ensino superior estar substancialmente aproximada das bases do sistema de saúde vigente no país, visto a necessidade de formar futuros profissionais da área da saúde aptos para assistir as singularidades do processo saúde-doença na comunidade.

Biografia do Autor

Kristian Sbolli, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeiro. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Maria Rosa Machado Prado, Faculdades Pequeno Príncipe

Farmacêutica. Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde e dos cursos de Farmácia e Medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Referências

Brasil. Congresso Nacional. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da] União. 1990 19 set.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Anexo Parecer Técnico nº 300/2017 à Resolução nº 569, de 19 de janeiro de 2018. Princípios Gerais para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação da Área da Saúde. Diário Oficial [da] União. 2018 26 de fev.

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 569 de 8 de dezembro de 2017. Expressa pressupostos, princípios e diretrizes comuns para as DCN dos cursos de graduação da área da saúde. Diário Oficial [da] União. 2017 08 de dez.

Magnago C, Pierantoni CR. A formação de enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciênc. saúde coletiva. 2020; 25 (1): 15-24.

Meireles MAC, Fernandes CCP, Silva LS. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação Médica: Expectativas dos Discentes do Primeiro Ano do Curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior. Rev. bras. educ. med. 2019; 43 (2): 67-78.

Mello RA, Teo CRPA. Psicologia: entre a Atuação e a Formação para o Sistema Único de Saúde. Psicol., Ciênc. Prof. 2019; 39 (s/n): 1-16.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.14ª ed. São Paulo: Hucitec Editora; 2014.

Peduzzi M, Agreli HLF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface. 2018; 22 (suppl 2):1525-34.

Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab., educ. e saúde. 2020; 18 (suppl 1): 1-20.

Peixoto MT. Jesus WLA, Carvalho RC, Assis MMA. Formação médica na Atenção Primária à Saúde: experiência com múltiplas abordagens nas práticas de integração ensino, serviço e comunidade. Interface. 2019; 23 (supl. 1): 1-14.

Rotta MFO, Nascimento DDG. Perspectivas profissionais e motivações de estudantes de Medicina para atuação na Estratégia Saúde da Família. Interface. 2020; 24 (suppl 1):1-17.

Santos JBR, Souza NO. de. Portaria nº 2.436/17: Política Nacional da Atenção Básica. In: Borges J, Coletto YC. Legislação do SUS: Comentada e Esquematizada.3ª ed. Salvador: Sanar Editora; 2019. 319-394.

Sardá Júnior J, Dias ID, Ros MA, Oliveira GB. Condicionantes Motivacionais Escolha Residência Multiprofissional Atenção Básica. Rev. bras. educ. med. 2020; 44(3): 1-9.

Sbolli K, Prado MRM. A inserção da Atenção Primária à Saúde no processo de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Research, Society and Development. 2020; 9(9): 1-20.

Vieira SP, Pierantoni CR, Magnago C, Ney MS, Miranda RG. A graduação em medicina no Brasil ante os desafios da formação para a Atenção Primária à Saúde. Saúde Debate. 2018; 42 (1): 189-207.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

1.
Sbolli K, Prado MRM. Encontros entre a formação acadêmica e a prática profissional na Atenção Primária à Saúde. Espac. Saude [Internet]. 8º de junho de 2022 [citado 17º de novembro de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/859

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.