Conhecimento de estudantes da saúde sobre suporte básico de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p6

Palavras-chave:

Reanimação cardiopulmonar. Estudantes de ciências da saúde. Emergências.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento dos estudantes da área da saúde sobre Suporte Básico de Vida. Este é um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foi feita a aplicação de um questionário para discentes da área da saúde de todos os cursos e períodos vigentes na instituição selecionada. O questionário foi submetido para 545 estudantes e avaliou três domínios em 25 perguntas: conhecimentos gerais, sequência dos procedimentos e método de aplicação dos procedimentos. Nossos resultados demonstraram que 28,1% dos entrevistados sabiam a sequência de atendimento do SBV, sobre o acionamento do serviço de emergência 30,3% o fariam no momento adequado e sobre a o uso do DEA 18,9% sabiam utilizar o aparelho. Esse estudo demonstra algumas deficiências dos entrevistados sobre SBV, reforçando a necessidade do ensino continuado em SBV e a importância do incentivo a iniciativas de divulgação do tema.

Biografia do Autor

Laisla Fernandes de Nogueira Rosa, Faculdades Pequeno Príncipe

Médica graduada pela Faculdades Pequeno Príncipe

Jheinny Mayara Caimi, Faculdades Pequeno Príncipe

Médica graduada pela Faculdades Pequeno Príncipe

Lívia Pacheco Gonçalves, Faculdades Pequeno Príncipe

Médica graduada pela Faculdades Pequeno Príncipe

Mariana Xavier e Silva, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e Mestrado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Clínica Cirúrgica) (2010) com o tema Qualidade de Vida no pós operatório de Tetralogia de Fallot.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Rosa LF de N, Caimi JM, Gonçalves LP, Silva MX e. Conhecimento de estudantes da saúde sobre suporte básico de vida. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 29º de abril de 2024];21(2):6-15. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/691

Edição

Seção

Artigos