ABSENTEÍSMO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM QUE TRABALHAM NA REDE HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p65Palavras-chave:
Absenteísmo. Enfermagem. Saúde do trabalhador. Recursos Humanos de EnfermagemResumo
O absenteísmo trata-se da frequência ou duração do tempo de trabalho perdido quando os profissionais se ausentam deste e corresponde às faltas quando se esperava a presença daqueles. No âmbito da saúde, a Enfermagem representa o maior quantitativo de profissionais nas instituições hospitalares, sendo o conjunto de trabalhadores que mais sofre com a inadequada condição de trabalho, tornando o absenteísmo um problema relevante. O estudo teve como objetivo sintetizar o estado da arte sobre absenteísmo de profissionais da Enfermagem que trabalham na rede hospitalar em publicações dos últimos dez anos. Estudo do tipo revisão integrativa da literatura, desenvolvido no período de junho a julho de 2013 nas bases Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL); Scopus e PubMed. Foram identificados e incluídos cinco artigos que atenderam aos critérios de inclusão na pesquisa. As variáveis identificadas relacionadas ao absenteísmo, segundo os resultados dos artigos científicos analisados, foram agrupadas em três categorias, sendo caracterização da unidade hospitalar; tempo de afastamento do trabalho e causas do absenteísmo. As variáveis identificadas relacionadas ao absenteísmo referem-se à maior ocorrência de afastamento, por causas diversas, por parte de técnicos de Enfermagem e menor em enfermeiros, entretanto as doenças osteomusculares e doenças respiratórias ganham destaque entre estas causas. Além disso, verificou-se que as condições de trabalho são um elemento contribuinte para o afastamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).