Sentimentos e expectativas de mulheres após diagnóstico de câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p108Palavras-chave:
Saúde da mulher, Neoplasias da mama, Atitude frente à saúde, Emoções.Resumo
Objetivo: conhecer os sentimentos e as expectativas de mulheres após o diagnóstico de câncer de mama. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com sete mulheres a partir de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática da proposta operativa. Resultados: diante da revelação do diagnóstico, as mulheres revelaram desespero, medo e tristeza. O tratamento representou um período difícil, em que emergiram sentimentos negativos. Algumas participantes manifestaram medo da solidão e da morte. Outras se mostraram otimistas e esperançosas com a cura da doença. Considerações finais: sinaliza-se a necessidade de uma abordagem profissional holística, que não contemple a doença somente em uma perspectiva física, mas também valorize o apoio familiar e considere a mulher e sua família em todas as suas multidimensões.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Ziguer MLP de S, De Bortoli CDFC, Prates LA. Sentimentos e expectativas de mulheres após diagnóstico de câncer de mama. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];17(1):108-13. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/374
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).