PERFIL CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DE PORTADORES DE TUBERCULOSE EM SANTA MARIA (2001 A 2012)
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n4p34Palavras-chave:
Tuberculose, Enfermagem, EpidemiologiaResumo
INTRODUÇÃO: No Brasil a Tuberculose revela-se uma das principais causas de morbimortalidade, e está entre as doenças negligenciáveis. OBJETIVO: Descrever o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes diagnosticados com Tuberculose no período de 2001 a 2012 do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Estudo transversal de abordagem descritiva, com dados secundários de todas as fichas de notificações do Sistema Nacional Agravos e de Notificação. RESULTADOS: Houve predomínio do sexo masculino (n= 1027 - 73,9%); faixa etária de 21 a 30 anos (n=348 - 25,1%); com 93,2% de casos novos (n=1294), solicitação do exame de sorologia para HIV para 91,4% (n = 1269) dos casos notificados, e cura de 78,2% (n= 1085) dos casos. CONCLUSÃO: Necessidade de reestruturação do Programa de Controle e Prevenção da Tuberculose, maiores esforços empreendidos na intensificação a prevenção, a vigilância epidemiológica e, principalmente, para organização da rede de atenção por meio da descentralização do atendimento para rede básica de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).